domingo, 28 de agosto de 2016

Como levar seu animal de estimação para o Canadá



Olá leitores, hoje venho escrever um post sobre como levar o seu animalzinho de estimação na cabine do avião.


Ano passado eu pesquisei bastante na internet para saber como levaria meu cachorrinho para os Estados Unidos, como mencionei no post anterior, eu e o marido moramos nos EUA e o Buddy também viajou com a gente. Como ainda estou nos preparativos da viagem para Vancouver, o procedimento para levar o Buddy na cabine do avião para o Canadá é muito parecido com os procedimentos que tive que realizar ano passado. 

Existem duas formas de você levar o seu animalzinho: na cabine de vôo (juntamente com você) ou no compartimento de carga.

A minha viagem será para o Vancouver  com a companhia área Air Canada. 


O meu objetivo, desde quando estudei as formas de levar o Buddy, foi que ele viajasse na cabine de vôo junto comigo. Então se é esse o seu objetivo, siga aqui os seguintes passos:

1) Kennel (caixa de transporte): 

A grande tortura começou por aqui. Como achar um kennel com as medidas aproximadas que a companhia aérea exige? Foi bem difícil, pois o Buddy ficava totalmente espremido dentro da caixinha. Então decidimos comprar uma caixa de transporte SOFT, pois como ela é maleável, pode-se passar alguns cm da medida indicada. Depois de muita procura, nós encontramos!

A companhia exige que o kennel seja nas medidas exatas, pois o animalzinho tem que permanecer embaixo da poltrona a sua frente (onde você coloca os seus pés).



Comprei também uma malinha de transporte um pouco maior, como em NY andávamos muito de metrô, acredito que em Vancouver também usaremos muito ônibus. Assim ele fica um pouco mais confortável em um kennel maior.




2) Reserva no vôo:

O nosso vôo será com a Air Canada e foi muito, muito fácil mesmo de resolver as coisas com eles. Você pode ligar no numero de atendimentos via fone e dizer que deseja agendar o lugar na cabine do seu animalzinho de estimação. Lembre-se de fazer isso o quanto antes, pois cada companhia tem um limite de animais na cabine.

Lembrando que, para viajar na cabine, seu animalzinho necessita ter menos de 10 kg (junto com o kennel) e ter mais que 8 semanas de vida.

E também, algumas companhias aéreas, não permitem a viagem de animais na cabine, como por exemplo a American Airlines. Eles só permitem se você provar por A+B que necessita psicologicamente do animal durante o vôo.

O custo da reserva do buddy saiu CAD 100.00 na cabine, e esse valor paguei quando realizei o check-in.


3) Preparando os documentos de viagem:

Aqui vou dizer especificamente para o Canadá. Alguns países da Europa não aceitam cachorros (Inglaterra) e outros necessitam da sorologia. Mas como no Canadá isso não é exigido, apenas tenho informações que foram me passadas.


A) Certificado Veterinário Internacional
B) Atestado de Saúde
C) Carteirinha de vacinação

Na carteirinha de vacinação:  eles exigem a vacina antirrábica com 30 dias a 01 ano de antecedência do embarque.

Atestado de Saúde: 



Você deve procurar o veterinário do seu animalzinho e pedir que ele faça um atestado de saúde alegando que o animal não apresenta sinais de doenças infecto-contagiosas.

Explicando melhor:
Você deve ligar no Ministério da Agricultura no aeroporto de origem da sua viagem e agendar um horário com um fiscal. Nesse dia da consulta, você deve levar o atestado de sáude (que deverá ter sido realizado uns dias antes da viagem pelo veterinário) e a carteirinha de vacinação.

Vou deixar o link do modelo oficial do atestado de saúde disponibilizado através do site do Ministério da Agricultura, clique aqui

Certificado Veterinário Internacional: é o certificado que o fiscal irá lhe entregar, nele consta todas as informações tanto em português como em inglês do seu animalzinho.

Custo:
Atestado de saúde: não teve custo, porém depende de cada veterinário.
Certificado veterinário internacional: não tem custo.

4) Chegando na Imigração Canadense:

Para realizar a inspeção do seu animal no aeroporto canadense é exigido uma taxa de 30 dólares canadenses. O oficial irá confirmar se o animal está com a vacina de raiva em dia.
Vale lembrar que rações não são permitidas na entrada no Canadá, ou seja, seu animalzinho não poderá comer ração no avião e nem entrar no país com esse produto.




A dica que eu dou para vocês é que verifiquem tudo com muita antecedência, mas não tem como não ter receio ali na hora do check-in, caso aconteça algo errado e o seu animal não possa viajar com você.

Seguindo todos esses passos você não terá problemas. Aflição e ansiedade são normais nesse caso.

Links dos documentos:

1) Clique aqui e imprima o requerimento para levar no Ministério da Agricultura.

2) Clique aqui para ler o guia oficial de como levar seu animal de estimação em uma viagem internacional.

3) Clique aqui para visualizar o modelo de atestado que você deverá entregar para o veterinário.

4) Clique aqui para visualizar o site oficial do Ministério da Agricultura.

5) Clique aqui para ver as recomendações da companhia aérea Air Canada.

6) Clique aqui para ver o site em inglês do governo canadense sobre a fiscalização de animais nos aeroportos canadenses.

Espero que esse post tenha ajudado você que deseja levar o seu animalzinho para fora do país. Qualquer duvida ou maiores informações, me deixa um comentário que assim que possível responderei com o maior prazer.
Obrigada e até o próximo post.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Saga Canadá: Passagens Aéreas - Air Canada



Olá leitores, hoje venho escrever sobre as nossas passagens áreas e contar um pouco de como está sendo as últimas semanas aqui no Brasil.


A correria está sendo enorme nessas últimas semanas, por isso venho me desculpar por não ter postado tanto, mas sempre que eu puder venho contar tudo o que está acontecendo para vocês.

Como o título diz, nós compramos as passagens áreas para Vancouver. Na verdade compramos as passagens assim que recebemos a resposta positiva dos vistos. Eu havia pesquisado muito valores de passagens aéreas e eu estava cada vez mais desesperada com os valores absurdos.

O nosso grande medo era demorar muito para a receber a resposta do visto e ter que comprar as passagens em cima da hora. Graças ao bom Deus que a resposta não demorou tanto após o exame médico e conseguimos comprar a parte aérea logo em seguida.

Nós optamos pela Air Canadá, pois conseguiremos levar o nosso cachorrinho na cabine junto conosco. A parte triste é que a Air Canadá não tem preços muito legais, o que acabou pesando no nosso orçamento.

Nós compramos as passagens no dia 16 de Julho, com saída para começo de Setembro. Lembrando que teremos uma conexão em Toronto e depois iremos para Vancouver. O tempo total dos vôos + conexões será de 22 horas e para ajudar, acredito que em Toronto há uma possibilidade grande da gente perder o vôo, pois além de fazer a imigração teremos que passar pela fiscalização com o nosso cachorrinho.

Ufa! Será longa a viagem mas tenho certeza que será demais (:

Bom, quanto as valores, cada passagem saiu R$ 4.148,57 totalizando então R$ 8.297,14. Sim, viajar para Vancouver é muito mais caro que Toronto. Quando optei por Vancouver  eu não tinha ideia de como as passagens são tão mais caras. Porém, conheço pessoas que conseguiram passagens bem mais em conta, talvez Setembro ainda seja alta temporada, enfim, para quem vai para Vancity prepare os bolsos.

Tem opção indo pelos Estados Unidos, que costuma ser bem mais em conta. No nosso caso teríamos que fazer duas fiscalizações do nosso animal de estimação, sendo uma nos EUA e outra no Canadá. Por isso também preferimos ir direto pelo Canadá.

No próximo post contarei tudo sobre como levar seu animalzinho de estimação na cabine do avião. Ano passado eu e meu marido moramos nos EUA, acho que não havia comentado isso aqui antes, o Buddy foi conosco e foi super tranquilo. A documentação é praticamente a mesma a ser feita para o Canadá. Deixarei tudo aqui e espero poder ajudar quem está passando pela mesma situação que eu.

Obrigada pela visita e deixa seu comentário com dúvidas que eu prometo responder asp (:


terça-feira, 9 de agosto de 2016

Visto Canadense: Chegaram os Passaportes.



Olá leitores, hoje venho contar uma notícia muito boa: Finalmente chegaram os nossos passaportes com os vistos canadenses.


Para quem chegou agora, vou deixar logo abaixo a minha Timeline atualizada, sendo assim vocês não precisam ler todos os posts :)

06/05/2016: Início dos processo de visto via despachante;
09/05/2016: Despachante encaminhou os documentos para o VSF Global;
16/05/2016: Os documentos entraram no sistema do consulado canadense no Brasil;
18/05/2016: Recebi o tracking number;

04/07/2016: Solicitação dos Exames Médicos.

12/07/2016: E-mail do consulado com a confirmação do open work permit (permissão de trabalho aberta) para o meu esposo.

13/07/2016: Recebi a confirmação do meu visto de estudante. Detalhe: meu aniversário! (o melhor presente).

Para quem não sabe, eu vou fazer um college no Canadá e meu marido vai como acompanhante com direito de ter a permissão aberta de trabalho. Ele poderá trabalhar 40 horas e eu 20 horas por semana. Nem preciso dizer que passei meu aniversário pra lá de feliz com a aprovação dos nossos vistos, haha.

Bom, a próxima etapa foi esperar os passaportes serem enviados do VFS para o despachante que nós escolhemos para realizar os nossos processos. Na Segunda-feira, dia 18 de Julho, os passaportes chegaram e então nós viajamos para Curitiba e na Terça feira os passaportes estavam nas nossas mãos =)

O visto é lindo mas não tem foto, achei bem diferente mas é lindo da mesma maneira como se tivesse foto, hahaha. 

A próxima etapa foi comprar as passagens e no próximo post contarei tudo para vocês. Qual a companhia aérea que nós escolhemos e também o procedimento que estamos fazendo para levar nosso cachorrinho junto. Sim, ele vai viajar conosco =)

Se vocês tiverem quaisquer dúvidas, por favor, deixem nos comentários que eu terei o maior prazer em responder. Posso demorar um pouco, pois agora na fase final da viagem tem muita coisa ainda para resolver, mas prometo contar tudo o que está acontecendo.

Obrigada pela visita e até o próximo post.




terça-feira, 2 de agosto de 2016

Visto Canadense: Realização dos Exames Médicos



Olá leitores, hoje o post será sobre a realização dos exames médicos solicitados pelo consulado canadense.


Como eu havia dito no post anterior, nós fomos chamados para realização dos exames médicos no dia 04 de Julho de 2016. No mesmo dia nós ligamos para a clínica autorizada pelo governo canadense para agendar as consultas e os exames.

Como nós moramos no interior do Paraná, a clínica mais próxima da nossa cidade é em Curitiba. Ligamos para o Instituto Furlanini e marcamos as nossas consultas com o Dr Benito Bernadino Gusso.

Para quem é de Curitiba, o endereço do Instituto é:

City: Curitiba
Name: Benito Bernardino Gusso
Address: Instituto Forlanini, Rua Pedro Ivo, 318 Centro,
80010-020 PR
Telephone: (55 41) 3224 6422
(55 41) 3224 2399 / 8805
Spoken Languages: English, Italian, Portuguese, Spanish

Nós conseguimos consulta para o próximo dia, 05 de Julho, e foi bem tranquilo mesmo. O mais interessante é que você faz todos os exames na própria clínica.  Li em alguns blogs, que em São Paulo, algumas clínicas não possuem todos os equipamentos, ou seja, é necessário realizar cada exame em um laboratório diferente e isso acaba atrasando o processo, pois até o médico ter todos os exames e mandar para o consulado isso gera um pouco mais de tempo.

O primeiro exame que nós fizemos foi o exame de sangue e foi super tranquilo. A pessoa responsável pelo exame tira o sangue e coloca uma etiqueta na sua frente com os seus dados. Achei muito legal isso e bem organizado. Finalidade do exame: sífilis e aids.

O segundo exame foi o de urina. Sim, é necessário fazer xixi em um potinho! A dica que eu dou para quem tem dificuldade de fazer isso, é que em duas horas antes do exame você beba bastante água e não vai no banheiro até fazer o exame de urina. Isso me ajudou bastante já que tenho dificuldade para urinar em um pote. Finalidade do exame: não sei ao certo dizer, mas acredito que seja para detectar uso de drogas.

O terceiro exame foi a radiografia de tórax. É bem rápido e tranquilo. Finalidade do exame: ver indício de tuberculose.

Depois dos exames fomos chamados pela secretária do médico para responder um questionário. Não me lembro muito bem das perguntas, mas era algo se você bebe, fuma, já teve contato com alguém com tuberculose, coisas assim.

Finalmente a consulta médica: Eu estava tão nervosa, sendo que a minha pressão é relativamente baixa, porém o doutor percebeu o quanto nervosa eu estava. Ele me perguntou algumas coisas, tais como: se eu havia ido no ginecologista (eu havia feito um check up com vários médicos), se já fiz alguma cirurgia, se tomo algum medicamento contínuo, se estou grávida, fumante, uso de drogas, se já tive depressão, enfim, várias perguntinhas e tudo o que eu falava ele ia anotando no próprio formulário do consulado.

O médico mediu minha pressão duas vezes, eu estava muito nervosa e mesmo assim eu perguntei quanto estava minha pressão e ele disse que não estava conseguindo ouvir.
Ele me colocou na maca e fez os exames clínicos, eu acho que eu fiquei mais tranquila e no fim ele mediu minha pressão. O resultado foi que no início eu estava com 14 por 8 e depois minha pressão estava 12 por 8. Achei muito legal da parte do doutor tentar me tranquilizar e conseguir uma pressão normal. O que o nervosismo não faz com alguém né.

No final da consulta perguntei a ele se estava tudo ok com a minha saúde e ele disse que sim. E que eu deveria aguardar o prazo de até 5 dias para que ele mandasse a minha documentação para o consulado e este teria o prazo de até 20 dias para dar algum parecer.

O valor total dos exames foi de: R$575,00 pagos em dinheiro ou cheque.

No próximo post contarei com detalhes o prazo que demorou para ter uma resposta sobre os exames médicos e a chegada dos nossos passaportes.

Obrigada pela visita e até a próxima.