domingo, 28 de agosto de 2016

Como levar seu animal de estimação para o Canadá



Olá leitores, hoje venho escrever um post sobre como levar o seu animalzinho de estimação na cabine do avião.


Ano passado eu pesquisei bastante na internet para saber como levaria meu cachorrinho para os Estados Unidos, como mencionei no post anterior, eu e o marido moramos nos EUA e o Buddy também viajou com a gente. Como ainda estou nos preparativos da viagem para Vancouver, o procedimento para levar o Buddy na cabine do avião para o Canadá é muito parecido com os procedimentos que tive que realizar ano passado. 

Existem duas formas de você levar o seu animalzinho: na cabine de vôo (juntamente com você) ou no compartimento de carga.

A minha viagem será para o Vancouver  com a companhia área Air Canada. 


O meu objetivo, desde quando estudei as formas de levar o Buddy, foi que ele viajasse na cabine de vôo junto comigo. Então se é esse o seu objetivo, siga aqui os seguintes passos:

1) Kennel (caixa de transporte): 

A grande tortura começou por aqui. Como achar um kennel com as medidas aproximadas que a companhia aérea exige? Foi bem difícil, pois o Buddy ficava totalmente espremido dentro da caixinha. Então decidimos comprar uma caixa de transporte SOFT, pois como ela é maleável, pode-se passar alguns cm da medida indicada. Depois de muita procura, nós encontramos!

A companhia exige que o kennel seja nas medidas exatas, pois o animalzinho tem que permanecer embaixo da poltrona a sua frente (onde você coloca os seus pés).



Comprei também uma malinha de transporte um pouco maior, como em NY andávamos muito de metrô, acredito que em Vancouver também usaremos muito ônibus. Assim ele fica um pouco mais confortável em um kennel maior.




2) Reserva no vôo:

O nosso vôo será com a Air Canada e foi muito, muito fácil mesmo de resolver as coisas com eles. Você pode ligar no numero de atendimentos via fone e dizer que deseja agendar o lugar na cabine do seu animalzinho de estimação. Lembre-se de fazer isso o quanto antes, pois cada companhia tem um limite de animais na cabine.

Lembrando que, para viajar na cabine, seu animalzinho necessita ter menos de 10 kg (junto com o kennel) e ter mais que 8 semanas de vida.

E também, algumas companhias aéreas, não permitem a viagem de animais na cabine, como por exemplo a American Airlines. Eles só permitem se você provar por A+B que necessita psicologicamente do animal durante o vôo.

O custo da reserva do buddy saiu CAD 100.00 na cabine, e esse valor paguei quando realizei o check-in.


3) Preparando os documentos de viagem:

Aqui vou dizer especificamente para o Canadá. Alguns países da Europa não aceitam cachorros (Inglaterra) e outros necessitam da sorologia. Mas como no Canadá isso não é exigido, apenas tenho informações que foram me passadas.


A) Certificado Veterinário Internacional
B) Atestado de Saúde
C) Carteirinha de vacinação

Na carteirinha de vacinação:  eles exigem a vacina antirrábica com 30 dias a 01 ano de antecedência do embarque.

Atestado de Saúde: 



Você deve procurar o veterinário do seu animalzinho e pedir que ele faça um atestado de saúde alegando que o animal não apresenta sinais de doenças infecto-contagiosas.

Explicando melhor:
Você deve ligar no Ministério da Agricultura no aeroporto de origem da sua viagem e agendar um horário com um fiscal. Nesse dia da consulta, você deve levar o atestado de sáude (que deverá ter sido realizado uns dias antes da viagem pelo veterinário) e a carteirinha de vacinação.

Vou deixar o link do modelo oficial do atestado de saúde disponibilizado através do site do Ministério da Agricultura, clique aqui

Certificado Veterinário Internacional: é o certificado que o fiscal irá lhe entregar, nele consta todas as informações tanto em português como em inglês do seu animalzinho.

Custo:
Atestado de saúde: não teve custo, porém depende de cada veterinário.
Certificado veterinário internacional: não tem custo.

4) Chegando na Imigração Canadense:

Para realizar a inspeção do seu animal no aeroporto canadense é exigido uma taxa de 30 dólares canadenses. O oficial irá confirmar se o animal está com a vacina de raiva em dia.
Vale lembrar que rações não são permitidas na entrada no Canadá, ou seja, seu animalzinho não poderá comer ração no avião e nem entrar no país com esse produto.




A dica que eu dou para vocês é que verifiquem tudo com muita antecedência, mas não tem como não ter receio ali na hora do check-in, caso aconteça algo errado e o seu animal não possa viajar com você.

Seguindo todos esses passos você não terá problemas. Aflição e ansiedade são normais nesse caso.

Links dos documentos:

1) Clique aqui e imprima o requerimento para levar no Ministério da Agricultura.

2) Clique aqui para ler o guia oficial de como levar seu animal de estimação em uma viagem internacional.

3) Clique aqui para visualizar o modelo de atestado que você deverá entregar para o veterinário.

4) Clique aqui para visualizar o site oficial do Ministério da Agricultura.

5) Clique aqui para ver as recomendações da companhia aérea Air Canada.

6) Clique aqui para ver o site em inglês do governo canadense sobre a fiscalização de animais nos aeroportos canadenses.

Espero que esse post tenha ajudado você que deseja levar o seu animalzinho para fora do país. Qualquer duvida ou maiores informações, me deixa um comentário que assim que possível responderei com o maior prazer.
Obrigada e até o próximo post.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Saga Canadá: Passagens Aéreas - Air Canada



Olá leitores, hoje venho escrever sobre as nossas passagens áreas e contar um pouco de como está sendo as últimas semanas aqui no Brasil.


A correria está sendo enorme nessas últimas semanas, por isso venho me desculpar por não ter postado tanto, mas sempre que eu puder venho contar tudo o que está acontecendo para vocês.

Como o título diz, nós compramos as passagens áreas para Vancouver. Na verdade compramos as passagens assim que recebemos a resposta positiva dos vistos. Eu havia pesquisado muito valores de passagens aéreas e eu estava cada vez mais desesperada com os valores absurdos.

O nosso grande medo era demorar muito para a receber a resposta do visto e ter que comprar as passagens em cima da hora. Graças ao bom Deus que a resposta não demorou tanto após o exame médico e conseguimos comprar a parte aérea logo em seguida.

Nós optamos pela Air Canadá, pois conseguiremos levar o nosso cachorrinho na cabine junto conosco. A parte triste é que a Air Canadá não tem preços muito legais, o que acabou pesando no nosso orçamento.

Nós compramos as passagens no dia 16 de Julho, com saída para começo de Setembro. Lembrando que teremos uma conexão em Toronto e depois iremos para Vancouver. O tempo total dos vôos + conexões será de 22 horas e para ajudar, acredito que em Toronto há uma possibilidade grande da gente perder o vôo, pois além de fazer a imigração teremos que passar pela fiscalização com o nosso cachorrinho.

Ufa! Será longa a viagem mas tenho certeza que será demais (:

Bom, quanto as valores, cada passagem saiu R$ 4.148,57 totalizando então R$ 8.297,14. Sim, viajar para Vancouver é muito mais caro que Toronto. Quando optei por Vancouver  eu não tinha ideia de como as passagens são tão mais caras. Porém, conheço pessoas que conseguiram passagens bem mais em conta, talvez Setembro ainda seja alta temporada, enfim, para quem vai para Vancity prepare os bolsos.

Tem opção indo pelos Estados Unidos, que costuma ser bem mais em conta. No nosso caso teríamos que fazer duas fiscalizações do nosso animal de estimação, sendo uma nos EUA e outra no Canadá. Por isso também preferimos ir direto pelo Canadá.

No próximo post contarei tudo sobre como levar seu animalzinho de estimação na cabine do avião. Ano passado eu e meu marido moramos nos EUA, acho que não havia comentado isso aqui antes, o Buddy foi conosco e foi super tranquilo. A documentação é praticamente a mesma a ser feita para o Canadá. Deixarei tudo aqui e espero poder ajudar quem está passando pela mesma situação que eu.

Obrigada pela visita e deixa seu comentário com dúvidas que eu prometo responder asp (:


terça-feira, 9 de agosto de 2016

Visto Canadense: Chegaram os Passaportes.



Olá leitores, hoje venho contar uma notícia muito boa: Finalmente chegaram os nossos passaportes com os vistos canadenses.


Para quem chegou agora, vou deixar logo abaixo a minha Timeline atualizada, sendo assim vocês não precisam ler todos os posts :)

06/05/2016: Início dos processo de visto via despachante;
09/05/2016: Despachante encaminhou os documentos para o VSF Global;
16/05/2016: Os documentos entraram no sistema do consulado canadense no Brasil;
18/05/2016: Recebi o tracking number;

04/07/2016: Solicitação dos Exames Médicos.

12/07/2016: E-mail do consulado com a confirmação do open work permit (permissão de trabalho aberta) para o meu esposo.

13/07/2016: Recebi a confirmação do meu visto de estudante. Detalhe: meu aniversário! (o melhor presente).

Para quem não sabe, eu vou fazer um college no Canadá e meu marido vai como acompanhante com direito de ter a permissão aberta de trabalho. Ele poderá trabalhar 40 horas e eu 20 horas por semana. Nem preciso dizer que passei meu aniversário pra lá de feliz com a aprovação dos nossos vistos, haha.

Bom, a próxima etapa foi esperar os passaportes serem enviados do VFS para o despachante que nós escolhemos para realizar os nossos processos. Na Segunda-feira, dia 18 de Julho, os passaportes chegaram e então nós viajamos para Curitiba e na Terça feira os passaportes estavam nas nossas mãos =)

O visto é lindo mas não tem foto, achei bem diferente mas é lindo da mesma maneira como se tivesse foto, hahaha. 

A próxima etapa foi comprar as passagens e no próximo post contarei tudo para vocês. Qual a companhia aérea que nós escolhemos e também o procedimento que estamos fazendo para levar nosso cachorrinho junto. Sim, ele vai viajar conosco =)

Se vocês tiverem quaisquer dúvidas, por favor, deixem nos comentários que eu terei o maior prazer em responder. Posso demorar um pouco, pois agora na fase final da viagem tem muita coisa ainda para resolver, mas prometo contar tudo o que está acontecendo.

Obrigada pela visita e até o próximo post.




terça-feira, 2 de agosto de 2016

Visto Canadense: Realização dos Exames Médicos



Olá leitores, hoje o post será sobre a realização dos exames médicos solicitados pelo consulado canadense.


Como eu havia dito no post anterior, nós fomos chamados para realização dos exames médicos no dia 04 de Julho de 2016. No mesmo dia nós ligamos para a clínica autorizada pelo governo canadense para agendar as consultas e os exames.

Como nós moramos no interior do Paraná, a clínica mais próxima da nossa cidade é em Curitiba. Ligamos para o Instituto Furlanini e marcamos as nossas consultas com o Dr Benito Bernadino Gusso.

Para quem é de Curitiba, o endereço do Instituto é:

City: Curitiba
Name: Benito Bernardino Gusso
Address: Instituto Forlanini, Rua Pedro Ivo, 318 Centro,
80010-020 PR
Telephone: (55 41) 3224 6422
(55 41) 3224 2399 / 8805
Spoken Languages: English, Italian, Portuguese, Spanish

Nós conseguimos consulta para o próximo dia, 05 de Julho, e foi bem tranquilo mesmo. O mais interessante é que você faz todos os exames na própria clínica.  Li em alguns blogs, que em São Paulo, algumas clínicas não possuem todos os equipamentos, ou seja, é necessário realizar cada exame em um laboratório diferente e isso acaba atrasando o processo, pois até o médico ter todos os exames e mandar para o consulado isso gera um pouco mais de tempo.

O primeiro exame que nós fizemos foi o exame de sangue e foi super tranquilo. A pessoa responsável pelo exame tira o sangue e coloca uma etiqueta na sua frente com os seus dados. Achei muito legal isso e bem organizado. Finalidade do exame: sífilis e aids.

O segundo exame foi o de urina. Sim, é necessário fazer xixi em um potinho! A dica que eu dou para quem tem dificuldade de fazer isso, é que em duas horas antes do exame você beba bastante água e não vai no banheiro até fazer o exame de urina. Isso me ajudou bastante já que tenho dificuldade para urinar em um pote. Finalidade do exame: não sei ao certo dizer, mas acredito que seja para detectar uso de drogas.

O terceiro exame foi a radiografia de tórax. É bem rápido e tranquilo. Finalidade do exame: ver indício de tuberculose.

Depois dos exames fomos chamados pela secretária do médico para responder um questionário. Não me lembro muito bem das perguntas, mas era algo se você bebe, fuma, já teve contato com alguém com tuberculose, coisas assim.

Finalmente a consulta médica: Eu estava tão nervosa, sendo que a minha pressão é relativamente baixa, porém o doutor percebeu o quanto nervosa eu estava. Ele me perguntou algumas coisas, tais como: se eu havia ido no ginecologista (eu havia feito um check up com vários médicos), se já fiz alguma cirurgia, se tomo algum medicamento contínuo, se estou grávida, fumante, uso de drogas, se já tive depressão, enfim, várias perguntinhas e tudo o que eu falava ele ia anotando no próprio formulário do consulado.

O médico mediu minha pressão duas vezes, eu estava muito nervosa e mesmo assim eu perguntei quanto estava minha pressão e ele disse que não estava conseguindo ouvir.
Ele me colocou na maca e fez os exames clínicos, eu acho que eu fiquei mais tranquila e no fim ele mediu minha pressão. O resultado foi que no início eu estava com 14 por 8 e depois minha pressão estava 12 por 8. Achei muito legal da parte do doutor tentar me tranquilizar e conseguir uma pressão normal. O que o nervosismo não faz com alguém né.

No final da consulta perguntei a ele se estava tudo ok com a minha saúde e ele disse que sim. E que eu deveria aguardar o prazo de até 5 dias para que ele mandasse a minha documentação para o consulado e este teria o prazo de até 20 dias para dar algum parecer.

O valor total dos exames foi de: R$575,00 pagos em dinheiro ou cheque.

No próximo post contarei com detalhes o prazo que demorou para ter uma resposta sobre os exames médicos e a chegada dos nossos passaportes.

Obrigada pela visita e até a próxima.


domingo, 31 de julho de 2016

Visto Canadense: Solicitação do Exame Médico



Olá leitores, primeiramente gostaria de me desculpar pela demora em postar as novidades aqui no blog. Como o próprio título do post diz, nós fomos chamados para realizar os exames médicos. Aeeeee =)


Realmente o Consulado Canadense no Brasil está com uma demora em aproximadamente 7 semanas para dar uma resposta sobre o processo de visto para estudantes. Quando eu dei entrada no visto, o tempo que foi me dito era de aproximadamente 4 semanas, então vocês podem imaginar  a que ponto minha ansiedade estava, pois havia se passado mais tempo do que o previsto e nada de solicitação de exame médico.

Para quem chegou agora no blog, vou resumir a minha timeline:

06/05/2016: Início dos processo de visto via despachante;
09/05/2016: Despachante encaminhou os documentos para o VSF Global;
16/05/2016: Os documentos entraram no sistema do consulado canadense no Brasil;
18/05/2016: Recebi o tracking number;

04/07/2016: Solicitação dos Exames Médicos.

Então posso dizer que do dia 16 de maio até o dia 04 de Julho eu verificava o meu e-mail de 5 em 5 minutos (haja ansiedade e paciência né). Chegava ao cúmulo que até de madrugada eu acordava e verificava o meu e-mail (alôou até parece que o consulado iria me mandar um email a essa hora). Sim... eu sou uma pessoa extremamente ansiosa!

O e-mail lindo e maravilhoso do consulado chegou no dia 04 de Julho as 15 horas e 5 minutos. Quando eu vi que o email era de fato do consulado, eu comecei a chorar... (Oi?) . 

Isso mesmo, você não leu errado. A agonia foi tanta, a ansiedade era tão grande, tantos e tantos dias pela espera do dito cujo do e-mail, que a minha reação foi chorar. Lembro que minha mãe entrou no quarto e começou a me consolar para que as coisas pudessem ficar melhores. E eu tentava dizer: mãe a resposta foi positiva. Coitada, minha mãe ficou mais perdida do que cego em tiroteio.

Enfim, o próximo passo era ligar para o médico cadastrado pela imigração para marcar a consulta. É claro que depois que eu consegui me recompor, peguei o telefone e liguei para a clínica em Curitiba. Na agenda do doutor, teriam duas opções de datas, uma no outro dia (05/07) e a outra só no dia 18 de Julho. É claro que já marquei para o outro dia e detalhe, nós estamos a 400 km de Curitiba, mas claro que isso não seria problema.

Sai que nem uma doida para juntar as documentações para fazer o exame médico. A clínica pediu 2 fotos 3x4 (para vistos), cópia simples do passaporte ou RG, formulário impresso (vem anexado ao email do consulado com a solicitação dos exames médicos), e o valor da consulta (R$575,00 por pessoa).

Reservei hotel em cima da hora, coloquei a mala no carro e bora pegar estrada rumo a Curitiba! :D

Sobre o exame médico é assunto para o próximo post. Contarei com todos os detalhes como tudo aconteceu.

Obrigada pela sua visita e até o próximo post.


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Demora do visto canadense

Olá leitores, como havia mencionado no post anterior, eu voltaria aqui caso eu tivesse alguma novidade, porém, dias se passaram e nada de novo aconteceu.


A demora do visto canadense é aterrorizante! Eu digo isso porque o visto americano é muito simples. Você faz a aplicação online, paga as taxas, marca uma entrevista no consulado e aguarda até o dia da entrevista, pronto!
Simples, prático e rápido. Totalmente diferente do que acontece no visto canadense. Tenho acompanhado fóruns e tem pessoas que estão esperando por muito tempo para ter uma resposta do visto de turismo canadense. 


Já faz 1 mês que eu entrei com os pedidos no consulado e não recebi qualquer e-mail solicitando o exame médico. Se você está nessa fase consegue sentir essa ansiedade terrível ou, caso você ainda não esteja nesta fase, eu acredito que você possa sentir a minha agonia escrevendo esse post.


As minhas aulas começam em Setembro e você deve estar pensando: Hoje é dia 16 de Junho, tem muito tempo ainda. Infelizmente não é bem assim, digamos que eu receba um e-mail do consulado amanhã, então o próximo passo é marcar o médico (dependo da disponibilidade da agenda dele), realizar os exames, esperar que ele mande os resultados para o consulado canadense e após isso esperar mais até que o consulado emita os vistos para que depois eu possa retirar os passaportes. Ou seja, todo esse trâmite não acontecerá em menos de 1 mês, sendo que apenas para analisar as aplicações está demorando mais que 30 dias.


Enfim, eu acredito que se tudo der certo, eu devo estar com os passaportes em mãos no final de Julho, ou começo de Agosto.
Com isso as passagens estarão bem mais caras do que estão hoje, terei que comprar a hospedagem pelo primeiro mês em cima da hora e depois procurar um apartamento para alugar.
Será que só eu que passo por tanta agonia? Estou tão feliz de ter sido aceita no college que eu escolhi, tão feliz de ter começado esse sonho mas tenho medo de planejar a minha viagem antes de conseguir o visto. O medo de ter um visto negado é um medo comum de quem quer tirar visto para algum país.


Bom pessoal por hoje fica apenas meu desabafo. Novamente eu e desejo ter boas notícias para contar para vocês no próximo post.


Abraços.


segunda-feira, 6 de junho de 2016

Minha Timeline: College + Visto Canandense



Olá  leitores, hoje venho mostrar e detalhar todo o tempo de processamento desde a aplicação do college até o processo de espera do visto de estudante canadense.


Março/2016

16/03: Teste online de conhecimentos gerais do College;
18/03: Resultado do teste e agendamento da entrevista via telefone com o College;
24/03: Entrevista via telefone com o College;
28/03: Pagamento da matrícula + 20% da tuition.
29/03: Envio dos documentos, contratos do college, diploma da faculdade no Brasil;

Abril/2016

Nenhuma atualização

Maio/2016

04/05: Carta de Aceitação do college chegou ( Letter of Acceptance);
06/05: Início do processo de visto: todos os documentos foram entregues no despachante;
09/05: Despachante encaminhou os documentos para VSF Global;
16/05: Os documentos entraram no sistema do consulado canadense.
18/05: Recebi o Tracking Number


O prazo começa a contar a partir do dia 16 de Maio. Isso significa que o tempo no consulado canadense começa a contar a partir do dia que os documentos chegaram no consulado.
O prazo médio que o despachante me informou foi de 15 a 20 dias úteis para receber uma resposta do consulado. Caso seja aprovado o processo, eu recebei um e-mail com a solicitação para realizar os exames médicos.
Já se passaram 15 dias úteis até hoje e não recebi nenhum e-mail ou atualização no site da VSF Global. 
A espera é interminável e a ansiedade é indescritível. Espero que no próximo post eu possa escrever que estarei viajando para realizar a consulta médica.

Dedos cruzados e sorte nesse caminho.

Obrigada pela visita e até a próxima.

Saga Visto Canadense: Tempo de Processamento


Olá leitores, hoje o post do blog é sobre o tempo de processamento do visto canadense para estudante.



Como eu já expliquei anteriormente, eu e meu marido estamos aplicando para o visto canadense para estudo e ele para o open work permit. Nós decidimos aplicar via despachante, pois como eu nunca havia aplicado para o visto canadense, eu fiquei com receio de fazer todo o processo sozinha.

Eis a pergunta que não quer calar: Realmente vale a pena aplicar para o visto via despachante?

Eu posso dizer que por um lado me arrependi por ter feito meu processo assim. Quando você faz o seu processo online, você deve criar uma conta no site do consulado canadense, preencher todos os formulários e salvar em pdf. 

Por você ter uma conta no CIC, você pode monitorar o seu processo 24 horas por dia e segundo outras pessoas que fizeram dessa maneira, as atualizações são precisas e o tempo de processamento do processo é bem mais rápido.

Quando você utiliza um despachante, além do processo ser mais caro, também é mais demorado. A empresa responsável deve mandar seu processo por correio para o VFS Global, uma empresa autorizada pelo consulado canadense no Brasil. Essa empresa verifica toda a documentação e só depois envia ao consulado.

Então já da para entender que você depende da boa vontade do despachante mandar a sua documentação o quanto antes para a VFS Global. No meu caso eu entrei com o pedido no despachante no dia 06 de Maio e eles enviaram para a VFS no dia 13. Os meus documentos chegaram no consulado canadense no dia 16 de Maio. Posso dizer que o despachante que escolhi até agora foi muito sério e rápido com o processamento.

Porém eu li alguns casos em fóruns na internet, que o despachante demorou quase 1 mês para mandar a documentação. Infelizmente esse tempo é perdido, pois o tempo só começa a contar quando a documentação chega no sistema do consulado.

Aplicando online você não tem esse problema e também não passa pela VFS, ou seja, sua aplicação online vai direto para o sistema do consulado canadense.
Então no meu caso os meus documentos chegaram no consulado no dia 16 de Maio e até agora não obtive nenhuma resposta. O site da VFS global não é atualizado sempre e o meu status não mudou até agora.

É uma ansiedade indescritível, pois a resposta com a solicitação do exame médico ( próximo passo) vem através do e-mail, podendo chegar na sua caixa de entrada ou na caixa de spam. Imagina como é desesperador olhar o e-mail de 5 em 5 minutos.

Caso o visto seja negado, os passaportes voltarão para o despachante e você só saberá quando a empresa ligar para você. Já fazendo a aplicação online você pode monitorar todos os passos com atualizações mais precisas.
Na minha opinião se você desconhece os documentos que o consulado exige, eu indico para que você pague uma assessoria com a algum despachante de confiança. Assim eles irão conferir todos os seus documentos e você pode aplicar online.

No último post, eu fiz uma relação de documentos que o despachante me pediu para que eu aplicasse para o visto de estudos. Você pode conferir aqui e se tiver alguma dúvida, pode deixar um comentário que assim que possível responderei.
No próximo post irei detalhar a minha timeline desde a aplicação do college até a espera do pedido do exame médico.

Obrigada pela visita e até a próxima.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Saga Visto Canadense: Documentação

Olá leitores, hoje o post no blog é sobre as documentação necessárias para o visto de estudante canadense. Vou detalhar aqui todos os documentos necessários que o despachante me solicitou para que eu pudesse aplicar para o visto de estudante no Canadá.


 Eu e meu marido estamos tirando os vistos canadenses através de um despachante. Posso dizer que eu me arrependi por não ter feito eu mesma pelo sistema online do consulado, mas essa parte eu explico no próximo post. 
Hoje quero explicar todos os documentos que tive que providenciar para demonstrar vínculos com o Brasil e as minhas intenções em estudar em Vancouver.

Documentos necessários para visto com duração superior a 6 meses:

  • Passaporte atual, com validade mínima de 06 meses;
  •  Passaporte anterior (se possuir);
  •  02 fotos 3x5 recentes, coloridas e iguais (fotos de outros tamanhos não são aceitas);
  •  Declaração de custeio, se for o caso. (caso você não consiga comprovar o valor total que é pedido em conta, você poderá acrescentar seus pais como patrocinadores da sua viagem, lembrando que, caso você acrescente essa carta de custeio, deverá também acrescentar toda a documentação dos patrocinadores, como por exemplo, o imposto de renda);
  • Cópia da Carteira de Identidade (RG) ou certidão de nascimento ( quando não possuir RG);
  • Cópia do Imposto de Renda completo com Recibo de entrega, pessoa física, ref. último exercício;
  • Cópia dos 3 últimos holerites + carteira profissional/págs com os dados pessoais e ocontrato (se empregado) OU Cópia da última alteração contratual + CNPJ + 03 últimos pró-labores (se empregador);
  • Cópia dos 3 últimos extratos bancários (03 últimos meses - Conta corrente/poupança/investimentos);
  • Estudantes deverão apresentar também comprovante escolar atualizada, declaração da escola e/ou 03 últimos comprovantes de pagamento.
  • Se possuir algum parente ou amigo no Canadá: Obtenha uma carta convite da pessoa que está lá para você visitar o Canadá e deverá estar acompanhada de um documento justificativo da situação de seu anfitrião -  uma prova de sua cidadania canadense (por exemplo: certidão de nascimento no Canadá ou cartão de cidadania canadense, carteira de habilitação) ou uma cópia de seu cartão de residente permanente ou visto de residente temporário. Confirme se essa comprovação de situação é legível.
  • Formulário específico de estudos (StudyPermit) totalmente preenchido eletronicamente e validado (com código de barras), impresso e assinado;.
  • Formulário Family Information (IMM5645E) assinado
  • Formulário Adicional totalmente preenchido e assinado (no campo 01 deverá especificar nome da escola, cidade, período, tipo de curso e objetivos de estudar no Canadá).
  •  Formulário Use Of Representative assinado
  • Formulário Termo de Consentimento VFS GLOBAL assinado 
  • Carta de aceitação da escola no Canadá



Formulários:


Study Permit


Neste formulário você deverá colocar as suas informações pessoais, tais como: nome, sobrenome, número do passaporte, data de nascimento, nacionalidade, estado civil, endereço, nome do college/universidade no Canadá, endereço, nome do curso, nível do estudo (diploma, bacharelado, mestrado, doutorado), duração do curso, preço da anuidade e quem irá pagar pelo curso. Informações sobre o seu nível de escolaridade e empregos também constam neste formulário.

Family Information


Neste formulário você deverá colocar as informações dos seus pais, cônjuge e filhos e indicar quais deles viajarão junto com você.
No caso de não tiver cônjuge e/ou filhos deverá assinalar a opção "No"e assinar e datar os campos específicos.


Work Permit


Caso você seja casado (a), o seu cônjuge poderá solicitar o Open Work Permit, que nada mais é que uma solicitação de permissão de trabalho aberto. Se você estiver estudando em um college público e que o seu curso seja full time, o seu cônjuge têm por direito trabalhar 40 horas semanais em qualquer lugar do Canadá.
Neste formulário, o seu cônjuge deverá colocar as informações pessoais dele, Lembrando que no campo "Details of Intended Work in Canada" ele (a) deverá colocar solicitação de open work permit e nos detalhes do empregador, tais como nome e endereço, deverão ficar em branco, pois ele não terá ainda um empregador no Canadá.

Use of Representative

Este formulário é usado quando você faz o seu processo de visto através de um despachante. Nele você deverá preencher a section A e D. O restante o próprio despachante colocará as informações necessárias.




Formulário de termos da VFS Global



Para quem entrega pessoalmente os documentos da solicitação de visto ou para quem realiza o pedido atraves de despachante, esse formulário deverá ser preenchido. Quando você utiliza o site do consulado para socilitar o seu pedido de visto, toda a documentação é enviada online diretamente para o consulado, ou seja, não passa pelo VFS Global. Neste formulário você deverá ler todas as informações, datar e assinar no final da folha.
Formulario Adicional

Neste formulário é necessário explicar qual tipo de curso, duração e nome do college/universidade que você irá cursar, se você tem algum conhecido (a) no Canadá, com quem você estará viajando para o Canada (sozinho (a), com filhos, conjuge...), descrição das atividades atuais do seu conjuge caso seja aplicado.

E agora  a pergunta que não quer calar: 

Qual a quantia que devo comprovar ao consulado canadense através dos meus extratos bancários?
Sinceramente essa pergunta é a mais difícil para responder. Segundo o site do consulado canadense, o valor por casal por ano é a quantia de 14 mil dólares canadenses. Porém, tenho conhecidos que comprovaram esse valor e tiveram os vistos negados. Também assisti videos de empresas canadenses que fazem assessoria para vistos e imigração para brasileiros, e segundo eles, a quantia é bem diferente do site, ou seja, no mínimo 1.000 dólares por mês por pessoa multiplicados pela quantidade de meses que o seu curso irá durar. Já segundo o despachante que estamos utilizando, a quantia que foi pedida para comprovação financeira, foi 1500 dólares canadenses por pessoa por mês, multiplicados pela duração do curso. 
Exemplo, se for em duas pessoas será o valor de 3000 dólares canadenses por mês. Caso o seu curso tenha duração de 12 meses, então o valor total seria 36.000,00 CAD.
Esse valor você deverá comprovar através de dinheiro em conta ou investido. Lembrando que você deverá converter para o Real. Caso você não tenha tudo isso disponível na sua conta, você poderá entrar com patrocinadores da sua viagem e o ideal é que este sejam seus pais ou sogros através da carta de custeio, extratos bancários e imposto de renda.

Por hoje é isso pessoal. Se vocês tiverem alguma dúvida, por favor, deixem nos comentários que eu responderei assim que possível.

Obrigada e até a próxima.



quinta-feira, 2 de junho de 2016

Aplicando para um College no Canadá



Olá leitores, hoje o tema do post é sobre a aplicação em um college canadense. É claro que cada college tem as suas particularidades, mas explicarei as principais dicas que, no geral, aplicam-se para a maioria dos colleges no Canadá.


Depois que você escolher qual curso irá estudar e em qual college gostaria de aplicar, você deverá selecionar alguns documentos. As etapas são:

1) Teste de Proficiência.

Existem vários testes de proficiência da língua inglesa, porém como eu sempre explico aqui no blog, o teste mais interessante para se fazer é o IELTS. Somente o IELTS é aceito no programa de imigração do Canadá. Então aconselho a realizar este teste para aqueles que tem interesse em imigrar para o Canadá.
Cada College e Universidade exige uma pontuação mínima no teste de proficiência. Vou dar um exemplo do curso de Business Management na BCIT.

Business Management - BCIT
Tipo do curso: Diploma
Duração: 2 anos
IELTS: Academic
Pontuação: 6.5

Clique aqui para ver a página do curso e aqui para entender melhor a pontuação.

2) International High School Equivalencies:

Você deverá traduzir todo o seu histórico escolar e o certificado de conclusào do seu ensino médio para a língua inglesa através de um tradutor juramentado.

Your official transcript must include the following details:

  • Name of school and/or examination board
  • Adress and country of school and/or examination board
  • Name of high school graduation credential
  • Grade leve of each course
  • Grading scale and minimun passing grade
  • Number of terms per year ( required only if submitting midterm grades)

Para maiores informações acesse o site da instituição aqui.

3) Assessment testing:

Prove seus conhecimentos e habilidades para entrar em um programa da BCIT.
Clique aqui para saber mais a respeito.



4) Submitting your documents

Nesta pagina é explicado todo o procedimento como você traduzir e mandar os seus documentos para aplicar em um determinado curso nesta instituição. Lembrando que, dependendo do curso escolhido, você deverá provar habilidades com determinadas matérias. Na escolha de Business Management, você deverá comprovar habilidades com matemática.
Os documentos que você deverá providenciar são:
  • Cartas de referência.
  • Status no Canadá ( se você já estiver no Canadá).


5) Aplicando para o curso

Você deverá reunir todos os seus documentos em um arquivo pdf e mandar para o e-mail da instituição. Sendo aprovado no curso, a universidade/college irá mandar a carta de aceitação. Esta carta é essêncial para você providenciar o visto.



No próximo post irei explicar o processo de visto para residentes temporários/estudantes.

Obrigada pela visita.





terça-feira, 31 de maio de 2016

Colleges e Universidades em Vancouver



Olá leitores, hoje o tema no blog será sobre Colleges e Universidades em Vancouver. Vocês sabem a diferença entre eles? 


No Canadá os conceitos sobre College e Universidade são diferentes comparados com o Reino Unido, por exemplo.

No Canadá, College é um lugar onde o ensino  é profissionalizante, ou seja, que te prepara para o mercado de trabalho. Já a Universidade, é uma instituição que oferece curso de bacharelado, mestrado e doutorado.

 Os Colleges são menores do que as Universidades, sendo assim, as salas de aulas são menores e consequentemente o número de alunos é menor. Normalmente, quem quer se preparar para o mercado de trabalho acaba optando por um college, já na Universidade, os cursos são voltados para aqueles que desejam seguir uma vida acadêmia após a conclusão do curso.

Uma cursiosidade bacana é que na maioria das Universidades Canadenses o professor apenas explica o conteúdo e o seu auxiliar é responsável por tirar dúvidas dos alunos e as demais tarefas. Como a sala de aula é muito grande, o professor não tem tempo para se dedicar aos alunos na sala de aula,sendo assim, a função dele é de atualizar-se sempre e passar os conteúdos e as atualizações aos alunos.

Então em primeiro lugar, você deve se decidir em qual tipo de instituição você quer. Lembrando que o College servirá para você entrar no mercado de trabalho, o valor da anuidade é muito mais acessível e a duração dos cursos  normalmente é entre 1 a 2 anos. Diferentemente da universidade, onde é uma instituição voltada para a área acadêmica, a anuidade possui um custo mais elevado e a maioria dos cursos possuem duração maior.

Citarei alguns Colleges e Universidades na cidade de Vancouver e para completar a anuidade do curso de International Business como exemplo.




Langara College é uma das principais intituições públicas de British Columbia, oferecendo estudos universitários, programas de estudos continuados e cursos para mais de 21.000 estudantes anualmente.

As áreas de estudos são:
  • Artes
  • Administração
  • Ciências e Tecnologia
  • Humanas e Ciências Sociais

Tuition total 2 anos de curso - Diploma: 
  • Business Management: 35.400,00 CAD 
Business Administration Post Degree: 23.730,00 CAD






Vancouver Community College também é localizado na cidade de Vancouver, possui mais de 23 mil alunos anualmente. As áreas de estudo são:

  • Business
  • Culinary  and Baking 
  • Design
  • Health Sciences
  • Hospitality
  • Human Service
  • Technology






Para quem gosta da área de tecnologia, o BCIT é uma das instituição de tecnologia mais bem conceituosas no Canada. British Columbia Institute of Technology é uma instituição pública e possui 5 campus espalhados por Vancouver.

Clique aqui para saber sobre os cursos voltados para os alunos internacionais.

Tuition - total 2 anos - Diploma
International Business Management: 37.132,46 CAD






A Universidade de British Columbia é reconhecida mundialmente como um dos melhores centros de ensino e pesquisa existentes.
Clique aqui para saber sobre a tuition dos cursos para estudantes internacionais.




Capilano University é uma Universidade pública muito bem conceituada no Canadá.
Clique aqui para ver a lista completa dos cursos ofertados por esta instituição.

No próximo post irei falar sobre a documentação necessária para aplicação em um college no Canadá.

Até mais.