quinta-feira, 16 de junho de 2016
segunda-feira, 6 de junho de 2016
Minha Timeline: College + Visto Canandense
Olá leitores, hoje venho mostrar e detalhar todo o tempo de processamento desde a aplicação do college até o processo de espera do visto de estudante canadense.
Março/2016
16/03: Teste online de conhecimentos gerais do College;
18/03: Resultado do teste e agendamento da entrevista via telefone com o College;
24/03: Entrevista via telefone com o College;
28/03: Pagamento da matrícula + 20% da tuition.
29/03: Envio dos documentos, contratos do college, diploma da faculdade no Brasil;
Abril/2016
Nenhuma atualização
Maio/2016
04/05: Carta de Aceitação do college chegou ( Letter of Acceptance);
06/05: Início do processo de visto: todos os documentos foram entregues no despachante;
09/05: Despachante encaminhou os documentos para VSF Global;
16/05: Os documentos entraram no sistema do consulado canadense.
18/05: Recebi o Tracking Number
O prazo começa a contar a partir do dia 16 de Maio. Isso significa que o tempo no consulado canadense começa a contar a partir do dia que os documentos chegaram no consulado.
O prazo médio que o despachante me informou foi de 15 a 20 dias úteis para receber uma resposta do consulado. Caso seja aprovado o processo, eu recebei um e-mail com a solicitação para realizar os exames médicos.
Já se passaram 15 dias úteis até hoje e não recebi nenhum e-mail ou atualização no site da VSF Global.
A espera é interminável e a ansiedade é indescritível. Espero que no próximo post eu possa escrever que estarei viajando para realizar a consulta médica.
Dedos cruzados e sorte nesse caminho.
Obrigada pela visita e até a próxima.
Saga Visto Canadense: Tempo de Processamento
Olá leitores, hoje o post do blog é sobre o tempo de processamento do visto canadense para estudante.
Como eu já expliquei anteriormente, eu e meu marido estamos aplicando para o visto canadense para estudo e ele para o open work permit. Nós decidimos aplicar via despachante, pois como eu nunca havia aplicado para o visto canadense, eu fiquei com receio de fazer todo o processo sozinha.
Eis a pergunta que não quer calar: Realmente vale a pena aplicar para o visto via despachante?
Eu posso dizer que por um lado me arrependi por ter feito meu processo assim. Quando você faz o seu processo online, você deve criar uma conta no site do consulado canadense, preencher todos os formulários e salvar em pdf.
Por você ter uma conta no CIC, você pode monitorar o seu processo 24 horas por dia e segundo outras pessoas que fizeram dessa maneira, as atualizações são precisas e o tempo de processamento do processo é bem mais rápido.
Quando você utiliza um despachante, além do processo ser mais caro, também é mais demorado. A empresa responsável deve mandar seu processo por correio para o VFS Global, uma empresa autorizada pelo consulado canadense no Brasil. Essa empresa verifica toda a documentação e só depois envia ao consulado.
Então já da para entender que você depende da boa vontade do despachante mandar a sua documentação o quanto antes para a VFS Global. No meu caso eu entrei com o pedido no despachante no dia 06 de Maio e eles enviaram para a VFS no dia 13. Os meus documentos chegaram no consulado canadense no dia 16 de Maio. Posso dizer que o despachante que escolhi até agora foi muito sério e rápido com o processamento.
Porém eu li alguns casos em fóruns na internet, que o despachante demorou quase 1 mês para mandar a documentação. Infelizmente esse tempo é perdido, pois o tempo só começa a contar quando a documentação chega no sistema do consulado.
Aplicando online você não tem esse problema e também não passa pela VFS, ou seja, sua aplicação online vai direto para o sistema do consulado canadense.
Então no meu caso os meus documentos chegaram no consulado no dia 16 de Maio e até agora não obtive nenhuma resposta. O site da VFS global não é atualizado sempre e o meu status não mudou até agora.
É uma ansiedade indescritível, pois a resposta com a solicitação do exame médico ( próximo passo) vem através do e-mail, podendo chegar na sua caixa de entrada ou na caixa de spam. Imagina como é desesperador olhar o e-mail de 5 em 5 minutos.
Caso o visto seja negado, os passaportes voltarão para o despachante e você só saberá quando a empresa ligar para você. Já fazendo a aplicação online você pode monitorar todos os passos com atualizações mais precisas.
Na minha opinião se você desconhece os documentos que o consulado exige, eu indico para que você pague uma assessoria com a algum despachante de confiança. Assim eles irão conferir todos os seus documentos e você pode aplicar online.
No último post, eu fiz uma relação de documentos que o despachante me pediu para que eu aplicasse para o visto de estudos. Você pode conferir aqui e se tiver alguma dúvida, pode deixar um comentário que assim que possível responderei.
No próximo post irei detalhar a minha timeline desde a aplicação do college até a espera do pedido do exame médico.
Obrigada pela visita e até a próxima.
sexta-feira, 3 de junho de 2016
Saga Visto Canadense: Documentação
Olá leitores, hoje o post no blog é sobre as documentação necessárias para o visto de estudante canadense. Vou detalhar aqui todos os documentos necessários que o despachante me solicitou para que eu pudesse aplicar para o visto de estudante no Canadá.
Eu e meu marido estamos tirando os vistos canadenses através de um despachante. Posso dizer que eu me arrependi por não ter feito eu mesma pelo sistema online do consulado, mas essa parte eu explico no próximo post.
Hoje quero explicar todos os documentos que tive que providenciar para demonstrar vínculos com o Brasil e as minhas intenções em estudar em Vancouver.
Documentos necessários para visto com duração superior a 6 meses:
- Passaporte atual, com validade mínima de 06 meses;
- Passaporte anterior (se possuir);
- 02 fotos 3x5 recentes, coloridas e iguais (fotos de outros tamanhos não são aceitas);
- Declaração de custeio, se for o caso. (caso você não consiga comprovar o valor total que é pedido em conta, você poderá acrescentar seus pais como patrocinadores da sua viagem, lembrando que, caso você acrescente essa carta de custeio, deverá também acrescentar toda a documentação dos patrocinadores, como por exemplo, o imposto de renda);
- Cópia da Carteira de Identidade (RG) ou certidão de nascimento ( quando não possuir RG);
- Cópia do Imposto de Renda completo com Recibo de entrega, pessoa física, ref. último exercício;
- Cópia dos 3 últimos holerites + carteira profissional/págs com os dados pessoais e ocontrato (se empregado) OU Cópia da última alteração contratual + CNPJ + 03 últimos pró-labores (se empregador);
- Cópia dos 3 últimos extratos bancários (03 últimos meses - Conta corrente/poupança/investimentos);
- Estudantes deverão apresentar também comprovante escolar atualizada, declaração da escola e/ou 03 últimos comprovantes de pagamento.
- Se possuir algum parente ou amigo no Canadá: Obtenha uma carta convite da pessoa que está lá para você visitar o Canadá e deverá estar acompanhada de um documento justificativo da situação de seu anfitrião - uma prova de sua cidadania canadense (por exemplo: certidão de nascimento no Canadá ou cartão de cidadania canadense, carteira de habilitação) ou uma cópia de seu cartão de residente permanente ou visto de residente temporário. Confirme se essa comprovação de situação é legível.
- Formulário específico de estudos (StudyPermit) totalmente preenchido eletronicamente e validado (com código de barras), impresso e assinado;.
- Formulário Family Information (IMM5645E) assinado
- Formulário Adicional totalmente preenchido e assinado (no campo 01 deverá especificar nome da escola, cidade, período, tipo de curso e objetivos de estudar no Canadá).
- Formulário Use Of Representative assinado
- Formulário Termo de Consentimento VFS GLOBAL assinado
- Carta de aceitação da escola no Canadá
Formulários:
Study Permit
Neste formulário você deverá colocar as suas informações pessoais, tais como: nome, sobrenome, número do passaporte, data de nascimento, nacionalidade, estado civil, endereço, nome do college/universidade no Canadá, endereço, nome do curso, nível do estudo (diploma, bacharelado, mestrado, doutorado), duração do curso, preço da anuidade e quem irá pagar pelo curso. Informações sobre o seu nível de escolaridade e empregos também constam neste formulário.
Family Information
Neste formulário você deverá colocar as informações dos seus pais, cônjuge e filhos e indicar quais deles viajarão junto com você.
No caso de não tiver cônjuge e/ou filhos deverá assinalar a opção "No"e assinar e datar os campos específicos.
Work Permit
Caso você seja casado (a), o seu cônjuge poderá solicitar o Open Work Permit, que nada mais é que uma solicitação de permissão de trabalho aberto. Se você estiver estudando em um college público e que o seu curso seja full time, o seu cônjuge têm por direito trabalhar 40 horas semanais em qualquer lugar do Canadá.
Neste formulário, o seu cônjuge deverá colocar as informações pessoais dele, Lembrando que no campo "Details of Intended Work in Canada" ele (a) deverá colocar solicitação de open work permit e nos detalhes do empregador, tais como nome e endereço, deverão ficar em branco, pois ele não terá ainda um empregador no Canadá.
Use of Representative
Este formulário é usado quando você faz o seu processo de visto através de um despachante. Nele você deverá preencher a section A e D. O restante o próprio despachante colocará as informações necessárias.
Formulário de termos da VFS Global
Para quem entrega pessoalmente os documentos da solicitação de visto ou para quem realiza o pedido atraves de despachante, esse formulário deverá ser preenchido. Quando você utiliza o site do consulado para socilitar o seu pedido de visto, toda a documentação é enviada online diretamente para o consulado, ou seja, não passa pelo VFS Global. Neste formulário você deverá ler todas as informações, datar e assinar no final da folha.
Formulario Adicional
Neste formulário é necessário explicar qual tipo de curso, duração e nome do college/universidade que você irá cursar, se você tem algum conhecido (a) no Canadá, com quem você estará viajando para o Canada (sozinho (a), com filhos, conjuge...), descrição das atividades atuais do seu conjuge caso seja aplicado.
E agora a pergunta que não quer calar:
Qual a quantia que devo comprovar ao consulado canadense através dos meus extratos bancários?
Sinceramente essa pergunta é a mais difícil para responder. Segundo o site do consulado canadense, o valor por casal por ano é a quantia de 14 mil dólares canadenses. Porém, tenho conhecidos que comprovaram esse valor e tiveram os vistos negados. Também assisti videos de empresas canadenses que fazem assessoria para vistos e imigração para brasileiros, e segundo eles, a quantia é bem diferente do site, ou seja, no mínimo 1.000 dólares por mês por pessoa multiplicados pela quantidade de meses que o seu curso irá durar. Já segundo o despachante que estamos utilizando, a quantia que foi pedida para comprovação financeira, foi 1500 dólares canadenses por pessoa por mês, multiplicados pela duração do curso.
Exemplo, se for em duas pessoas será o valor de 3000 dólares canadenses por mês. Caso o seu curso tenha duração de 12 meses, então o valor total seria 36.000,00 CAD.
Esse valor você deverá comprovar através de dinheiro em conta ou investido. Lembrando que você deverá converter para o Real. Caso você não tenha tudo isso disponível na sua conta, você poderá entrar com patrocinadores da sua viagem e o ideal é que este sejam seus pais ou sogros através da carta de custeio, extratos bancários e imposto de renda.
Por hoje é isso pessoal. Se vocês tiverem alguma dúvida, por favor, deixem nos comentários que eu responderei assim que possível.
Obrigada e até a próxima.
quinta-feira, 2 de junho de 2016
Aplicando para um College no Canadá
Olá leitores, hoje o tema do post é sobre a aplicação em um college canadense. É claro que cada college tem as suas particularidades, mas explicarei as principais dicas que, no geral, aplicam-se para a maioria dos colleges no Canadá.
Depois que você escolher qual curso irá estudar e em qual college gostaria de aplicar, você deverá selecionar alguns documentos. As etapas são:
1) Teste de Proficiência.
Existem vários testes de proficiência da língua inglesa, porém como eu sempre explico aqui no blog, o teste mais interessante para se fazer é o IELTS. Somente o IELTS é aceito no programa de imigração do Canadá. Então aconselho a realizar este teste para aqueles que tem interesse em imigrar para o Canadá.
Cada College e Universidade exige uma pontuação mínima no teste de proficiência. Vou dar um exemplo do curso de Business Management na BCIT.
Business Management - BCIT
Tipo do curso: Diploma
Duração: 2 anos
IELTS: Academic
Pontuação: 6.5
Clique aqui para ver a página do curso e aqui para entender melhor a pontuação.
2) International High School Equivalencies:
Você deverá traduzir todo o seu histórico escolar e o certificado de conclusào do seu ensino médio para a língua inglesa através de um tradutor juramentado.
Your official transcript must include the following details:
- Name of school and/or examination board
- Adress and country of school and/or examination board
- Name of high school graduation credential
- Grade leve of each course
- Grading scale and minimun passing grade
- Number of terms per year ( required only if submitting midterm grades)
Para maiores informações acesse o site da instituição aqui.
3) Assessment testing:
Prove seus conhecimentos e habilidades para entrar em um programa da BCIT.
Clique aqui para saber mais a respeito.
4) Submitting your documents
Nesta pagina é explicado todo o procedimento como você traduzir e mandar os seus documentos para aplicar em um determinado curso nesta instituição. Lembrando que, dependendo do curso escolhido, você deverá provar habilidades com determinadas matérias. Na escolha de Business Management, você deverá comprovar habilidades com matemática.
Os documentos que você deverá providenciar são:
- Cartas de referência.
- Status no Canadá ( se você já estiver no Canadá).
5) Aplicando para o curso
Você deverá reunir todos os seus documentos em um arquivo pdf e mandar para o e-mail da instituição. Sendo aprovado no curso, a universidade/college irá mandar a carta de aceitação. Esta carta é essêncial para você providenciar o visto.
No próximo post irei explicar o processo de visto para residentes temporários/estudantes.
Obrigada pela visita.
Assinar:
Postagens (Atom)